Teresa O Corpo de Cristo

Título original: Teresa, el Cuerpo de Cristo
De: Ray Loriga
Com: Paz Vega, Leonor Watling, Geraldine Chaplin
Género: Drama histórico
Classificacao: M/12
ESP/FRA/GB, 2007, Cores, 97 min.

Castela, século XVI. Cansada de um mundo onde a subserviência aos homens é o destino das mulheres, onde elas não têm qualquer papel na sociedade, Teresa de Cepeda y Ahumada – órfã de mãe e com um pai fidalgo e rico – abraça um novo rumo para a sua vida. O seu desejo passa por ter uma vida mais culta e menos material. Através da leitura almeja conhecer os grandes pensadores.
Apesar de todas as tentativas de dissuasão por parte dos mais próximos, Teresa leva avante as suas ambições e entra para um convento.
Para Teresa este é o local onde os males dos Homens dificilmente entram, lá todas são iguais, não há pobres nem ricas, materialismo é algo que nem se vê, a perversão e luxúria são manifestações demoníacas.
Mas o começo da sua longa e desejada permanência naquele porto de abrigo, para as suas aspirações e para os seus desejos, logo vai revelar algo que nunca ousaria presenciar em tais paragens.

Se a sociedade de onde partiu a repugnava, sobre ela recaem sentimentos de raiva, de frustração, de desgosto quando é confrontada com uma realidade bastante semelhante àquela que decidiu deixar para trás.

Cedo se apercebe da escravidão imposta às jovens oriundas de meios mais pobres, praticada pelas freiras mais antigas. A intenção de se despojar dos seus bens materiais, assim como os que lhe são proporcionados, esbarra na intransigência da madre superiora em que tal não é possível nem desejável. Os pecados da lascívia, da imoralidade são demasiadamente recorrentes à sua vista, naquela que deveria ser a casa d'Ele.

Depois de tanta insatisfação e desilusão perante o que encontra, Teresa decide assim enfrentar todos esses males dedicando o resto da sua via a Cristo. Vai amá-Lo fielmente, vai sacrificar-se por Ele, vai sofrer na sua pele o que Ele sofreu. As visões que ela tem d'Ele vão-lhe dando ainda mais fé, ajudando a continuar a sua jornada.
Ele vai ouvir as suas preces encarnando-lhe o corpo fragilizado, mas se os jesuítas vêem em Teresa uma Santa, admirando o seu sofrimento, os responsáveis pela Inquisição não partilham a mesma visão. Para eles Teresa está possuída, o demónio tomou conta do seu espírito e do seu corpo. Com estas manifestações – ajudadas pelas leituras hereges – o seu destino aos olhos dos inquisidores já está traçado. A fogueira começa a ser acendida caso Teresa não se negue.
Para Teresa, a fé é maior que qualquer lenha crepitante pronta a queimá-la viva. A sua fé vai levá-la a fundar o seu próprio convento contra tudo e todos, cortando qualquer relação com o convento que achava imaculado, realizando os desejos que até aí lhe tinham sido negados.

Este filme realizado pelo espanhol Ray Loriga, que retrata a vida da fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças, já foi criticado pelos altos representantes da Igreja Católica em Espanha. A razão está na relação carnal entre Santa Teresa e a figura de Cristo.
A película é interpretada por Paz Veja (Espanglês) e por Leonor Watiling (Fala com Ela).

Site oficial: www.teresalapelicula.com

Sem comentários: